sábado, 26 de fevereiro de 2011

Recalque

Por Boris Y.

No meio do ano passado a revista Veja fez uma reportagem de capa intitulada "Ser Jovem e Gay", falando resumidamente que a nova geração de gays se assume mais cedo, ainda no colégio, e passa por menos dificuldades pois encontra um ambiente escolar tolerante aonde é mais socialmente inaceitável rejeitar o gay do que a homossexualidade. Acho que as coisas melhoraram sim, embora a Veja tenha exagerado no nível de tolerância que há.

Pois bem, eu não fui da supracitada geração e, portanto, vivi minha adolescência escolar me reprimindo e isso gerou algo que algo que coloquialmente chamamos de recalque (não conheço o conceito psicanalítico). Todos nós somos somos recalcados com algo, o que não é bom. Sabendo disso estou tratando de atacar o meu recalque para com a sexualidade.

O primeiro passo foi passar o rodo na night carioca com total falta de critério, reiteradas vezes, graças a doses generosas de C2H6O, nosso ilustre amigo Álcool Etílico. O segundo e mais engenhoso passo foi pegar um ex-colega de sala do colégio em pleno baixo gávea. Mas antes eu tive que falar para um amigo judeu ortodoxo que eu sou gay, para só então deixar isso claro na nossa mesa no Garota da Gávea e partir para o ataque saindo às escondidas pela Gávea, já que coincidentemente meu ex-colega é uma pessoa pública e nem eu nem ele gostamos de sermos linchados.

Por fim, chegou a hora do terceiro passo ontem à noite, bufem os tambores...
Eu fui com as minhas amigas da faculdade ao show dos BACK STREET BOYS!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAH

Ri mais do que seu eu tivesse ido ao Stand Up Comedy do Serginho Malamdro que tinha no meio do caminho. Tudo bem que os BSB não usam mais aquelas roupas coloridas e esvoaçantes dos anos 90, mas a tosquisse continua em nível igual. Uma coisa boa é que lá você podia fazer o que quiser, afinal de contas ninguém que também estava lá teria moral para te julgar.

Quando contei isso para os meus amigos as reações foram:
- Você está doente?
- Você estava passando por problemas ou dificuldades?
- Você estava com febre quando com comprou o ingresso?

Sim, de certa forma eu estava doente, como disse no início eu era recalcado. Não foi fácil superar o recalque:
  • Fui até o Citibank Hall (eterno Metropolitan) com a minha carteira de motorista vencida há dois meses, ou seja, podendo ter o carro rebocado em qualquer Lei Seca.
  • Uma amiga não queria mais entrar no show porque a saia dela abriu totalmente, mas argumentei que "só teriam mulheres e viados no show".
  • Aquele lugar parecia uma convenção mundial de filas, a Disney não é nada quando comparada a um show dos BSB, tinha fila por todo o estacionamento e até para fora da área do shopping.
  • Tinham pessoas que tinham chegado na fila um dia antes e estavam extremamente estressadas gritando coisas como "vai descer a baixada nessa porra" (com essas exatas palavras) e brigando em barracos monumentais. Foi a segunda maior experiência sociológica do ano, só perdendo para o vagão crente do trem (http://odesbunde.blogspot.com/2011/01/gloria-deus-boris-y.html) e a ida ao Rio Water Planet em dezembro passado, que ganhará em breve uma coluna especial.
Enfim, o show foi ótimo, sou menos recalcado agora e eles cantaram todas as músicas antigas exceto "Get Down". Essa música nunca foi minha favoria e nem o clipe o melhor, mas certamente foi o clipe mais genial deles, afinal se passava dentro de um globo de boate!!! Hahaha! E o melhor, era um globo de boate feito digitalmente pelos computadores dos anos 90!!!! Além disso, essa foi uma música do primeiro CD deles, quando ainda não eram ninguém e contou com a participação do hilário Fun Factory, o que deve ter sido uma grande parceria difícil do empresário deles conseguir na época. Para quem não se lembra o Fun Factory era um famoso grupo pop de Eurodance com hits como "Celebration", "Close to You" e "Doh Wah Diddy" (que no brasil, lá pra 96, serviu de base para o clássico do funk "Melô da Mulher Feia")

No final só ficou a impressão de um erro brutal de marketing, eles envelheceram, mas esqueceram de crescer. Enquanto os artistas que conseguem se manter no topo durante anos após serem impulsionados para fama por jovens, o fazem crescendo juntos com a sua geração de fãs, fazendo músicas mais maduras, bem trabalhadas e com temas menos bobos e românticos eles não... melhoraram muito pouco a base das novas músicas e as letras continuam muito melosas e conservadoras. Além disso, nunca buscaram valiosas parcerias com artistas que fazem sucesso no momento como o sempre igual e intediante David Getta, o imbecil do Eminem, o irritante Timbaland (como fez o Justim Timberlake), Rihanna ou Lady Gaga.

Seguem os links:

2 comentários:

  1. É verdade que a geração de hoje tem menos medo de se assumir.

    Tenho um amigo de infância que era muito escancarado que por dentro ele era uma menina, mas ele senpre negou isso. Sofreu muios deboches dos meninos, chegando inclusive achorar. Hoje ele deve estar com uns 20 anos e é assumido. Mas vejo nesses menininhos de agora mais liberdade de ser quem realmente se é.

    Isso é que é avanço da sociedade.
    Meus parabéns a todos esses jovens que não tem medo de serem quem são.

    http://vivaiona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amigo que acho que é gay e ele não assume. Imagino o sofrimento...

    ResponderExcluir