terça-feira, 12 de abril de 2011

Parâmetro Bolsonaro & Arte Urbana

Por Boris Y.


Queridos leitores, peço desculpas pela demora em postar novamente, mas nos últimos dias passei por coisas que vocês preferem nem ler...

Mas nesses dias ao menos cheguei à uma conclusão, a partir de agora usarei o excelentíssimo deputado Jair Bolsonaro como parâmetro negativo para tudo. Deixe-me explicar melhor, toda a vez que eu fico em dúvida sobre um tema, não sei bem como me posicionar eu penso "qual seria a posição do Bolsonaro?", a minha posição será o oposto da resposta da pergunta.

Por exemplo:
- O fechamento da Av. Rio Branco será bom para a cidade, tanto em termos de trânsito quanto de reorganização do centro?
- Opinião do Bolsonaro: não!
- Minha opinião: será fantástico!

Mudando de assunto, já que a vida é curta demais e devemos gastá-la com o que realmente importa (sexo e drogas, lícitas ou i), vamos tratar de coisas mais divertidas.

O que o Bolsonaro pensaria sobre o Grafite??? Certamente algo como "coisa de vagabundo, sujando a cidade, tem que ser preso, marginal, vai pixar a própria casa, drogado!". Minha resposta: arte urbana, porque não preencher lacunas cinza do espaço urbano com cor e arte?

Na verdade quando eu era criança e pré-adolescente eu tinha uma opinião parecida com a do Bolsonaro (viu deputado, fica aí a dica, saia do armário, eu indico), mas mudei. Cansei de espaços sem cor e sem graça, não que eu queira entrar para a "Família Restart", mas quero mais cores, mais vida, arte e cultura para o Rio.



Comecei a mudar de opinião quando as sempre sem graça e feiosas caixas de metal acima começaram a ser grafitadas. Não sei para que servem, se são transformadores de luz ou sei lá o que, mas sei que elas eram horríveis, inconvenientes por estarem no meio da calçada, e derrepente estavam praticamente todas com desenhos muito legais.





Minha simpatia pelo grafite carioca se tornou tanta que outro dia fiquei indignado (estou sempre indignado) após saber que planejavam demolir o muro do Jockey (no Jardim Botânico/Gávea) para que se pudesse ver a vista da Lagoa através dele, assim a Rua Jardim Botânico ganharia vista. A minha indignação é porque o muro do Jockey malguns dos grafites mais interessantes da zona sul do Rio, as fotos seguem abaixo (exceto pelas duas primeiras fotos, que são uns dos interessantes trabalhos que tem sido feitos nos viadutos da Av. Chile no Centro, próximo à sede da Petrobras e BNDES.








7 comentários:

  1. Belos grafites.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu curto bastante a arte urbana, desde que é claro, ñ estraguem partimônios históricos.
    E no caso do "Bostanaro"... acho que está se dando muita atenção pra que um engravatadozinho fala. Pra mim foi óbvio que foi um ataque direcionado apenas a Preta Gil, que também adora aparecer, diga-se de passagem.

    Sigo o blog e espero a sua visita.

    Abraço.

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog :) parabens, sucesso!
    http://www.doceestranhomundodecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Arte urbana é linda.Com toda certeza apoio os grafiteiros, que dão vida para o que parece e é morto, dentro das cidades.

    ResponderExcluir
  5. Coisa linda essa arte de rua. Arte na vida, pelo amor de Deus.

    Em relação ao Bolsonaro, eu posso dizer: "NÃO CONCORDO COM ELE EM NADA!".

    ResponderExcluir
  6. Faz um texto sobre as musas do desbunde na década de 70(e me chama para ler!)

    ResponderExcluir
  7. A arte urbana ainda é alvo de muito preconceito.

    Grafiti: Arte autorizada legalmente para pintar alguma local.

    Pixação: Geralmente é pra depredar, ou protestar pintando patrimônios públicos (ilegalmente).

    Por isso nem muita gente aprova esse estilo de arte, pois é confundida com vandalismo.


    http://trip-mind.blogspot.com/

    ResponderExcluir