sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo!

Dr. Onofre.



Réveillon é um momento especial. Todo mundo se junta para desejar coisas novas e positivas. Católicos preparam suas macumbas, grunges usam branco, eu arrumo minha escrivaninha. Tudo muito fora do comum.

*     *     *

Há uns cinco anos não passava a virada em Copa. Achava tudo muito complicado. Mesmo tendo festas na Atlântica para ficar, sempre gostei de passar a virada na areia, o que significa: champagne morno e sem taça, multidão e shows ruins. Além de tudo há a volta para casa, que sempre rende momentos de perrengue únicos.

Entre as experiências típicas estão voltar à pé de porre, enfrentar ônibus lotados e só conseguir saltar pontos depois do meu, e tentar conseguir um táxi disposto a cobrar no taxímetro – verdadeira tarefa hercúlea.

Pagar uma fortuna não é o pior que pode-lhe acontecer. Certa vez, pasmem, fui agraciado com a especialíssima presença da família do taxista. Isso mesmo, num Santana velho estavam eu, o motorista, sua digníssima patroa e duas filhas. Até ai ainda dava, o problema começou quando decidiram cantar pagode junto do rádio e a comer farofa, camarões e rabanadas, que iam sendo passados e oferecidos – “Tá sirvido, nem?!”.

Minha volta favorita começou mal. Chovia. Estávamos no Posto 6. Nenhum táxi a vista. Ônibus lotados. Distância enorme para voltar a pé. Todos de porre. A única opção parecia ser a Combi fazendo lotada. Entramos. Sentamos. Eis que, como uma graça de Iemanjá, vem a luz:

-            Motorista, quanto é?
-            Um e quarenta.
-            Quantas pessoas faltam para a gente sair?
-            Umas sete, oito.
-            Beleza, toma vinte e vamos pro Humaitá... Ah... dá pra colocar na Jovem Pan?!

Nunca foi tão fácil chegar em casa.  

*     *     *

Em anos anteriores fui a festas gigantes – hotéis, clubes, casas de amigos – ou estava fora do país. Achava mais divertido ouvir DJs duvidosos, comer massas meia-boca e pagar rios de dinheiro a passar na farofa de Copa. Não sei porquê. Os fogos são lindos, o clima é tranqüilo e a macumba civilizatória. Tinha-me esquecido das coisas engraçadas e de como é bom botar os pés na água.

*     *     *

Da noite de ontem cheguei as seguintes conclusões sobre simpatias: quanto mais ricos, mais usam amarelo e dourado; e só barangas usam vermelho.

Feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário